Skip to content

Em que consiste o SP1?

O SubProjeto 1 tem como principal objetivo desenvolver ingredientes alimentares de microalgas, quer pela inclusão da biomassa como um todo, quer com a utilização de extratos microalgais.

As microalgas têm um perfil nutricional equilibrado, muito apelativo para quem procura uma alimentação saudável. Mas… e na prática? Como é que as microalgas se comem? E porque é que devemos prestar-lhes atenção?… Ainda temos caminho a percorrer para criar hábitos saudáveis de consumo. Há muito desconhecimento sobre a sua funcionalidade e alguma resistência ao seu odor/sabor marinho.

No Algavalor selecionámos as espécies mais promissoras; otimizámos as condições de cultivo e de extração de compostos de interesse; avaliámos a segurança e tempo de prateleira dos extratos; verificámos as suas bioatividades e, por fim desenvolvemos protótipos de alimentos enriquecidos biomassa e extratos microalgais. Provámos e (com apoio de provadores independentes) aprovámos!

O SP1 é liderado pelo #CIIMAR, com a #Allmicroalgae, a #UMinho, a #UAveiro, a #UCP, a #FCUP, #ErnestoMorgado, e #IPLeiria.

*imagem poster SP1: Pão brioche desenvolvido pelo IPLeiria, com incorporação de C. vulgaris.

Related News