Skip to content

Alimento para porco e carne melhorada

O consumo de carne de porco é de extrema importância no contexto Europeu.

O Subprojeto 2 do Algavalor tem como objetivos: 1) desenvolver alimentos para suínos e 2) melhorar a carne destes animais, para consumo humano.

Sabias que as microalgas, para além de serem um alimento nutritivo, podem potenciar a saúde animal? As microalgas são ingredientes funcionais, que promovem a resposta imunitária, e podem por exemplo reduzir a necessidade do uso de antibióticos. No SP2 foram testadas dietas com microalgas em duas fases críticas do ciclo de produção de suínos: durante a fase de desmame de leitões, em que é crucial promover a resistência a doenças, e aumentar a produtividade; e durante a fase de acabamento, em que podemos fornecer os ácidos gordos polinsaturados e os compostos antioxidantes das microalgas e assim enriquecer a carne dos animais (em ácidos gordos saudáveis), e aumentar o seu tempo de prateleira (pela prevenção da peroxidação lipídica).

O SP2 reúne cinco parceiros focados em investigação (#ICBAS, #Uaveiro, #ISA, #INIAV, e #UCP) e duas empresas (#Allmicroalgae e #Valorgado).

Related News